São Brás em TransiçãoLocalidade: São Brás de Alportel |
Numero de pessoas envolvidas directamente na organização: 3 Número médio de participantes nas actividades: 5 Grupos de trabalho activos: 2 Actividades/projectos em desenvolvimento:
Grupos de trabalho anteriores ou actividades passadas:
|
Criada por um grupo de voluntários a Iniciativa de São Brás em Transição surge no final de 2011 com o propósito de integrar toda a população deste concelho no desenvolvimento de um processo comunitário para a criação de um modelo resiliente que permita dar resposta aos desafios energéticos, ambientais e socioeconómicos com que nos deparamos actualmente.
A iniciativa começou por criar ligações com entidades locais (Associação In Loco, Zem Arte Galeria, Museu do Trajo, Área Pura) funcionando como um movimento informal e orgânico, e assim se tem mantido até aos dias de hoje.
O primeiro desafio foi aproximar as pessoas e recuperar o lado comunitário e de cooperação entre elas. Começámos por criar o projecto Troca de Saberes que tem a simples finalidade de criar ligações entre as pessoas através da partilha de conhecimento.
De uma troca de saberes sobe apicultura surgiu o interesse em criar um Clube de Apicultores, onde apicultores novos, menos novos, amadores e experientes pudessem partilhar recursos e saberes sobre a apicultura.
Ligámo-nos também a um grupo de teatro local, o TEAS 13, e em conjunto com a Galeria Zem Arte criámos o Grupo das Artes, que “propõem-se neste tempo e lugar que habitamos, trazer algum contributo criativo e expressivo, em parceria com todos os que estejam empenhados numa vida mais activa e humanamente mais rica e sustentável.”
O consumo responsável foi também um tema que decidimos concentrar energias e criámos o Grupo de Agricultura e Alimentação em parceria com alguns agricultores da Horta Comunitária de São Brás de Alportel. Neste âmbito desenvolvemos algumas acções e, na tentativa de aproximar a população da Horta Comunitária e do interesse em modos de produção orgânicos ou biológicos, desenvolvemos o projecto Hortas com vida, apresentando a Horta Comunitária como um espaço onde todos os interessados pudessem ver, aprender, ajudar e partilhar conhecimento e experiências. Este projecto também convida a cada cidadão a abrir a sua horta para uma visita organizada pelo grupo.
Aliado ao projecto Hortas com Vida fazia sentido organizar acções mais práticas, onde os intervenientes pudessem experienciar e aprender fazendo e ajudando. Desta ideia surgem as Ajudadas, uma acção com enfoque na partilha e na cooperação entre pessoas com o objetivo de ajudar: criar/manter uma horta, construir/pintar uma casa, limpar um terreno, entre outras.
Finalmente, com a ajuda da Rede de Círculos de Sementes, pela Wakeseed, surgiu o Circulo de Sementes de São Brás, um projecto que pretende salvar e preservar as variedades tradicionais ainda disponíveis na região.
Acreditamos que esta iniciativa só faz sentido se construída pelas pessoas, sendo estas parte integrante de todos os processos e actividades a realizar no seio da comunidade local. Reconhecemos que o contributo de todos é importante e necessário.