É já nos próximos dias 28 e 29 de Janeiro em Lagos.

Deixamos aqui as informações sobre o encontro e sobre a forma de participar. Estas informações são das apicultoras Carina Lourenço e Sandra Carvalho, e da Rita Silva da Transição de Lagos que acolhe este evento.

1. Lagos, Obrigada
Como sabem, é Lagos em Transição (LT) que nos acolhe. Em fase de reactivação agarraram este desafio, bem-hajam! Vamos conhecer o seu local de trabalho pois será também o nosso: o Espaço Jovem (coordenadas Googlemaps, site e algumas fotos em anexo). A Rita Silva é a abelha-mestra de cerimónias que está connosco a preparar tudo, o seu contacto fica no final deste e-mail.

2. Programa e Objectivos
Após ler os vários feedbacks à 1ª versão do Programa, na Apicultura reafirmámos o nosso desejo de começar o trabalho de “arrumação” e de desenho do futuro da Transição Portugal. O programa terá, por isso, três objectivos:
1. Reunir e fazer avançar o trabalho dos Grupos de Trabalho – sábado
2. Dar os primeiros passos para desenhar uma outra organização interna tendo em conta o futuro que ambicionamos – domingo
3. Integrar novas abelhas – todo o fim de semana.
Podem consultar aqui o programa, que poderá ser ajustado ao longo do fim de semana.

3. Aos que vêm pela 1ª vez a um Encontro Nacional da Transição Portugal
Estamos muito receptivos a todos os que, sem pertencer a nenhum Grupo de Trabalho, ou até mesmo sem fazer parte de nenhuma iniciativa, se juntem a este Encontro. Poderão estar simplesmente como observadores ou integrar logo um Grupo cujo tema vos interesse. Para melhor integração, sugerimos a leitura do doc Mensagem Para As Novas Abelhas

4. Inscrições
Relembramos que é neste quadro que se devem inscrever, o mais rápido possível, actualizando a info até dia 18 de Janeiro para que a malta de Lagos nos possa acolher da melhor forma.

5. Refeições
Estamos a preparar 2 belas refeições vegetarianas para os almoços de sábado e domingo, pelo valor de 4 € cada confeccionadas pela Cátia. Para quem este valor seja um peso no bolso, existe a possibilidade de usar uma cozinha pequena e simples (sem água potável) com pequeno fogão eléctrico com 2 bocas.
Para o jantar de sábado, a ideia é que todos contribuam para uma bela mesa com produtos regionais (bebíveis e comestíveis).

6. Transportes
Este será provavelmente um verdadeiro acampamento nacional e é vê-los a vir de todo o lado. Para eco-boleia, consulta o quadro das inscrições e entra em contacto com as abelhas vizinhas. A Cristina Chafirovitch é a abelha de Lagos que apoiará: 3empipa@gmail.com
Embora não possamos garantir, guardem os vossos comprovativos de deslocação, tentaremos, dentro do possível, apoiar esse custo.

7. Alojamento Solidário
Lagos em Transição arranjou cerca de 17 camas para vos receber, em suas casas. Caso as necessidades excedam este número, pedimos apoio ao resto das abelhas algarvias nas cercanias (Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Portimão, Lagoa) para nos ajudarem. Pedimos também que tragam algo para partilha ao pequeno almoço.

8. Contributos de tod@s para este Encontro
Pedimos que quem puder traga canetas, marcadores (para papel cenário e/ou quadro branco), giz (se tiverem) e papel A4. Para os coffee breaks e chá das 5 com a comunidade, são bem-vindos ervas para chás, biscoitos, fruta, pão, broa, etc e pedimos a cada um que traga a sua caneca mais gira 😉
Para a escrita dos memos, precisamos também de ter 8 computadores portáteis à disposição das colmeias (1 por colmeia), pedimos que nos informem através do email:  sandraisabelsilvacarvalho@gmail.com.

E era “só” isto, esperamos abraçar-vos, em breve, em terras do Sul

(ouve-se a ovação aaaaahhhhhhhh)

Carina, Sandra e Rita