Princípios Essenciais

A Visão e os Princípios do Movimento de Transição

A visão do movimento de Transição é a de criar comunidades felizes, resilientes e em equilíbrio com tudo o que nos rodeia.

Se os problemas do mundo são globais e as soluções são locais, então temos de ser todos juntos em todo o lado. A solução tem de ser da mesma dimensão do problema. Por isso a Rede da Transição faz sentido. Porque usando o princípio da subsidiariedade, tomando decisões à escala apropriada e tomando a autonomia ao nível certo é possível construir resiliência para cada indivíduo, comunidade, região, nação, continente ou Planeta. Só com uma visão positiva daquilo que queremos para a nossa comunidade é possível caminhar nessa direcção e construir na prática e de forma aberta e inclusiva uma comunidade saudável. Para tal, acreditamos em facilitar o acesso a informação de qualidade e também em trabalhar a Transição Interior e Exterior ao nível individual e em grupo. E assim, abrimo-nos para confiar nas escolhas uns dos outros. Escolhas informadas, honestas e motivadas por um sentimento verdadeiro de procurar a transição no sentido do ideal e do sonho.

A Transição não é, hoje, o ideal de amanhã, nem os problemas infinitos de ontem. A Transição é acreditar que é possível e trabalhar para esse sonho, com ambição, construindo passo-a-passo a nossa felicidade, divertindo-nos a fazê-lo e criando cada vez mais harmonia em nossa volta!

É bom estar em Transição!

Junta-te a esta rede de partilha, aprendizagem e co-criação de um mundo de sonho. Hoje.